
A corregedora do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Márcia Vaz, participou de reunião especial da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na quinta-feira (7), para debater a situação grave de ameaças aos médicos e profissionais de saúde do município.
Em sua manifestação, a corregedora alertou que a violência não é um fato isolado do Rio Grande do Sul e vem crescendo cada vez mais no Brasil. Nos últimos dez anos, houve um aumento de 68% nos casos de violência contra médicos e, em média, 12 profissionais são vítimas de violência por dia no país.
A avaliação do Conselho é de que um dos fatores que impactam a questão é a terceirização da saúde, que deteriora a relação médico-paciente.
“A importância da relação médico-paciente no sistema público de saúde não é reconhecida, não valorizando a fixação do médico na unidade – seja UBS, UPA ou hospital –, o que permitiria ao médico estabelecer vínculo com a comunidade, tornaria o sistema mais eficiente para os usuários e reduziria o risco de violência”, explicou a corregedora.
Entre outros motivos para o crescimento da violência também está o subdimensionamento dos sistemas com a superlotação de UPAs e emergências, sobrecarregando equipes médicas e retardando atendimentos.
Presente na reunião, o secretário municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, Rodrigo Rabuske, destacou as ações realizadas a partir de denúncias. “A violência também está nas redes sociais, que são uma terra sem lei. É preciso muito equilíbrio, e o que estiver ao alcance da secretaria para melhoria da segurança dos médicos, enfermeiros e demais profissionais, iremos realizar”, assegurou.
“Esses profissionais são pessoas iguais às que estão precisando de atendimento e merecem respeito. É importante lembrar que todos estão ali para ajudar quem procurar atendimento para a dor, quem estiver com dúvidas ou passando por momentos de fragilidade, e é justamente por isso que o respeito deve prevalecer”, reiterou o vereador Jeferson Redondo.
Uso nos estabelecimentos
O Cremers lançou, em maio, a cartilha Segurança e Saúde, com orientações para a conduta de médicos em situações de violência nos estabelecimentos de saúde no Rio Grande do Sul. O documento foi criado em parceria com a Secretaria de Segurança do Estado (SSP) e pode ser lido na íntegra aqui.
Outro instrumento de auxílio para os médicos é a Resolução Cremers 11/2025, que estabelece diretrizes sobre como proceder diante de condutas abusivas ou inadequadas perpetradas por pessoas estranhas ao serviço de saúde. A resolução estabelece o que são consideradas condutas abusivas e o que fazer em cada caso.
A reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul foi conduzida pela presidente Nicole Weber Covatti e contou com a presença de parlamentares, representantes do Conselho Municipal da Saúde, da OAB/RS – Subseção Santa Cruz do Sul, entidades médicas e hospitais e profissionais da área da saúde.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Viviane Schwäger