
O Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) realizou, na tarde desta sexta-feira (10), vistoria no Hospital Universitário (HU) de Canoas para verificar denúncias de escalas incompletas de anestesiologia. A equipe foi recebida pela superintendente do HU, Vanessa Cardoso, e pela diretora jurídica, Tatiane Pacheco.
De acordo com informações prestadas ao Defis, a irregularidade nas escalas decorre da inconstância nos repasses de recursos, que tem ocasionado atrasos salariais a profissionais. A gestão informou que trabalhava para regularizar a situação ainda nesta data. Além da falta de anestesiologistas, os fiscais constataram a ausência de diretor técnico cadastrado no Cremers e inspecionaram as instalações do hospital.
“O Conselho foi comunicado sobre a descontinuidade das escalas de anestesia. Sendo o HU referência em obstetrícia, entre outras áreas, é indispensável a presença de anestesiologistas para a segurança assistencial”, afirmou a conselheira do Defis, Maria Fernanda Detanico. “A falta de profissionais tem sido motivada por reiterados atrasos nos pagamentos. O Cremers mantém acompanhamento permanente da situação da saúde em Canoas, que é grave, e adotará os devidos encaminhamentos”, completou.
O relatório de fiscalização será enviado ao diretor técnico, que receberá retorno dos conselheiros do Defis sobre os apontamentos dos médicos fiscais para providências.
Texto: Clarice Passos
Edição: Sílvia Lago