Para homenagear os voluntários e as instituições que atuaram em auxílio às pessoas afetadas pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, o Cremers realizou, na noite de quarta-feira (31), uma solenidade na sede da autarquia.
A emoção contagiou a todos que participaram da cerimônia que celebrou a força do altruísmo e a coragem do povo gaúcho.
Para um auditório repleto de autoridades, médicos, representantes das três esferas governamentais, entidades e voluntários de diversas regiões do país, o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, destacou a importância de cada um que destinou tempo e dedicação para auxiliar às vítimas das enchentes.
“A presença de todos mostra a importância deste momento para o Rio Grande do Sul e, mais ainda, para nós. É uma honra e um privilégio estar junto a inúmeros parceiros que, desde os primeiros dias de maio, não mediram esforços e uniram-se ao Cremers para enfrentar um período tão desafiador”, afirmou Trindade.
“Foram mais de 500 voluntários, médicos, farmacêuticos, conselheiros, funcionários do Cremers, além das forças militares, que colaboraram incansavelmente para coleta, distribuição e transporte dos donativos a municípios”, salientou o presidente.
Durante a celebração, os conselheiros entregaram placa e certificado aos homenageados, expressando o agradecimento e o reconhecimento do Cremers para aqueles que atuaram na linha de frente no período de calamidade.
Foram homenageados Matheus Vazquez Enninger, em nome de todos os voluntários civis que atuaram no Cremers; a procuradora Carla Bello Fialho e Luiza Rico Bini, representando os colaboradores do Cremers; o presidente do Grupo Elevato, Irio Piva, representando as instituições e empresas doadoras; a presidente do Conselho Regional de Farmácia do RS, Giovana Ranquetat Fernandes, representando os farmacêuticos; as médicas Cláudia Difini Marques Pereira, Silzá Tramontina e Mirela Foresti Jimenez, representando os médicos que atuaram em todo estado.
Representando as forças militares, que foram fundamentais para a logística e o transporte das doações recebidas e distribuídas pelo Cremers e dos medicamentos que chegaram aos municípios isolados pelas chuvas, o general de Exército Hertz Pires do Nascimento, o general de Brigada Marcelo Lorenzini Zucco, o vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior, o coronel de Infantaria Renan Rodrigues de Oliveira, o major Sérgio Jardim Boussada e o capitão Roberto Moura Bellini.
Após as manifestações dos agraciados, Trindade descerrou placa em homenagem aos voluntários: “O Cremers homenageia os voluntários que doaram tempo e energia para auxiliar os gaúchos atingidos pelas enchentes em 2024. Estender a mão no momento de dificuldade é um gesto sublime de humanidade. Guardaremos o exemplo dos voluntários como um tesouro para as gerações futuras”.
Desde 02 de maio, o Cremers transformou-se em posto de coleta e distribuição de doações. Foram mais de 200 toneladas de itens recebidos, cerca de 500 voluntários envolvidos nas atividades de descarregamento, separação e organização dos donativos destinados a mais de 250 abrigos e instituições. Também foram entregues medicamentos em 21 municípios isolados pelas chuvas.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago