No início da tarde desta segunda-feira (29), 18 hospitais do Rio Grande do Sul que prestam atendimento pelo IPE Saúde anunciaram a suspensão do processo assistencial eletivo a partir do dia 6 de maio, cancelando os agendamentos existentes até essa data.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa organizada pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS (Fehosul) e pela Federação das Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos do RS (Federação RS).
Entre os hospitais, estão São Lucas da PUCRS, Ernesto Dornelles, Divina Providência, Mãe de Deus e Santa Casa (Porto Alegre); Dom João Becker (Gravataí); Hospital de Clínicas e São Vicente de Paulo (Passo Fundo); e Tacchini (Bento Gonçalves).
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, foi convidado para a coletiva de imprensa e manifestou preocupação com a possibilidade de desassistência aos usuários do IPE Saúde, bem como defendeu a retirada da obrigatoriedade de contrato global dos termos de negociação.
Leia a íntegra da NOTA DE ALERTA divulgada pelo Cremers:
NOTA AOS MÉDICOS E À POPULAÇÃO
Em relação ao anúncio de que 18 hospitais do estado vão iniciar o processo de descredenciamento junto ao IPE Saúde, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) manifesta preocupação com a possibilidade de desassistência de parte da população gaúcha.
Em primeiro lugar, o Cremers reitera que o atendimento à população deve ser prioridade de todos envolvidos.
Além disso, o Conselho defende a retirada da obrigatoriedade de contrato global dos termos de negociação, uma vez que transfere aos hospitais o pagamento de honorários médicos, sem qualquer garantia a esses profissionais.
Por fim, o Cremers defende o diálogo entre as partes envolvidas – profissionais da saúde, hospitais e governo do Estado – para buscar a melhor solução para a assistência de cerca de 1 milhão de pessoas atendidas pelo IPE Saúde, bem como para buscar melhor remuneração aos médicos credenciados.
Para isso, o Conselho se coloca à disposição para a mediação dessa negociação.
Porto Alegre, 29 de abril de 2024.
Dr. Eduardo Neubarth Trindade
Presidente do Cremers