O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, participou do debate sobre saúde auditiva, promovido pela Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Assogot CCF), no Memorial Legislativo do RS, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O encontro, realizado no sábado (6), reuniu otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, representantes do poder público, gestores de saúde e entidades médicas.
Trindade falou da importância de aumentar a interlocução com o poder público para o conhecimento dos casos, bem como incentivar a classe médica e a sociedade civil para ações de voluntariado, como de prevenção e combate à surdez. E reiterou: “O Cremers está de portas abertas para receber as demandas e ajudar nessa causa”.
O evento marca o início do movimento “Vamos Ouvir?” que integra as ações do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, comemorado dia 10 de novembro.
De acordo com os dados do IBGE, 10 milhões de brasileiros têm algum grau de deficiência auditiva, o que perfaz mais de 5% da população brasileira. Cerca de 2,7 milhões de brasileiros apresentam surdez severa, com predomínio de 54% de homens e 46% de mulheres.
*Créditos da imagem: Eduardo Mognon