O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) oficiou o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) pelo risco de precarização do atendimento médico na saúde pública.
Edital publicado pela instituição prevê a contratação de empresa médica para prestação de serviços de pediatria no Hospital da Criança Conceição e de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar.
Para o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, a contratação poderá causar a precarização do serviço público em estabelecimentos que são referência na área da saúde e excelência no atendimento à população.
‘’O Cremers aguarda explicação sobre as motivações para a terceirização dos serviços médicos em vez de abertura de concurso público ou processo seletivo simplificado para contratação emergencial’’, afirmou o presidente.
Ele ainda destacou que a terceirização da atividade médica não tem mostrado bons resultados. “Tivemos experiências que não consideraram a qualidade dos serviços prestados aos pacientes e as condições éticas de trabalho, com muitos problemas de rotatividade de empresas, atrasos no pagamento dos profissionais, não cobertura das escalas, contratos mal feitos, e outros”, relatou.
Trindade enfatizou que o Conselho irá tomar as medidas necessárias para reverter a decisão. ‘’Contamos com apoio de toda sociedade para evitar a precarização de serviços tão essenciais e o prejuízo ao atendimento dos pacientes, especialmente aos que mais precisam do Sistema Único de Saúde’’, ressaltou.