O Cremers, representado pelo conselheiro João Ronaldo Mafalda Krauzer, participou de audiência pública no Ministério Público de Pelotas para definição de estratégias para assegurar atendimento especializado às crianças e adolescentes do Município nas especialidades de neurodesenvolvimento, fisioterapia, terapia ocupacional e Fonoaudiologia.
A promotora de justiça, Luciara Robe da Silveira, conduziu os debates, e apresentou dados demonstrando o número expressivo de crianças e adolescentes que necessitam de cuidados, principalmente de atendimento especializado no Município. Participaram das discussões, representantes da prefeitura, conselheiros tutelares e coordenadores dos cursos de Medicina das faculdades de Pelotas.
Em sua manifestação, o conselheiro do Cremers relatou a sua experiência como pediatra e intensivista pediátrico, ressaltando que há uma dificuldade enorme de atendimento a pacientes que apresentam necessidades especiais como alterações do neurodesenvolvimento. ‘Pelotas é desprovido de várias especialidades médicas e multidisciplinares, apesar de contar com duas faculdades de Medicina, que têm característica de formar mais médicos generalistas e de Medicina de família’’, abordou. No entanto, disse que a demanda de Pelotas não é diferente das demais cidades do Estado, incluindo Porto Alegre.
Para não deixar os pacientes desassistidos devido ao número insuficiente de médicos especialistas, principalmente na rede pública, sugeriu que o Município invista na formação em Atendimento Terapêutico, capacitando profissionais de diversas áreas para potencializar o tratamento de pacientes em ambiente domiciliar ou escolar. ‘’Esses profissionais irão fornecer suporte e assistência a crianças e adolescentes com necessidades especiais e reportar os apontamentos aos Centros de Referência, discutindo com especialistas as terapêuticas indicadas para cada caso, baseadas em métodos bem estabelecidos associados ao desenvolvimento dos pacientes, explorando sua própria capacidade’’, afirmou.
O conselheiro afirmou que o Cremers seguirá acompanhando de perto as demandas dos municípios, e enfatizou a disposição para contribuir na formatação de políticas públicas para qualificar o atendimento na área da saúde à população.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Viviane Schwager