A conselheira Maria Fernando Detanico, segunda-secretária do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), participou, nesta terça-feira (7), de reunião híbrida da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre que debateu o transporte de crianças especiais e a criação de Centro de Referência para Atendimento ao Autismo.
O encontro, presidido pelo vereador Jessé Sangalli, contou com a participação de representantes das áreas da saúde, da educação e do Judiciário, pais e entidades que prestam atendimento a pessoas com deficiência.
Após o relato de mães de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre as dificuldades de diagnóstico precoce e tratamento, foi apresentado o projeto do Centro de Referência para Atendimento ao Autismo, que será implantado em Porto Alegre.
A falta de transporte para crianças com deficiência, que deixou muitas delas fora da escola este ano, também foi apontada por pais e educadores.
No final da reunião, o vereador Jessé Sangalli anunciou que será encaminhado ao Executivo municipal solicitação para custeio do transporte de pessoas com deficiência. Também será encaminhada solicitação de capacitação de pediatras para o correto diagnóstico de crianças com TEA, bem como a capacitação de atendentes nas entidades que prestam atendimento às pessoas com deficiência.