
A primeira-secretária do Cremers, Laís Del Pino Leboutte, representou o Conselho na reunião extraordinária da Comissão Municipal de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre realizada na manhã desta quinta-feira (6). Na pauta, a transferência do serviço de Ginecologia do Hospital Conceição para o Hospital Fêmina.
O processo de remanejamento iniciou no último sábado (1º). A transposição de exames, consultas e cirurgias entre as duas instituições, que integram o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), gerou preocupação em diversas áreas da sociedade civil, levantando a necessidade de que o impacto da mudança na estrutura e na qualidade do atendimento à população seja mínimo.
Conduzido pela vereadora Tanise Sabino, presidente da Comissão, o encontro reuniu representantes dos dois hospitais, do Conselho Municipal de Saúde, do Grupo Hospitalar Conceição, da Regulação Hospitalar e de entidades médicas, além do secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, e dos demais vereadores que integram a Comissão. A ideia de convocar todos os atores envolvidos para uma reunião extraordinária partiu da vereadora Fernanda Barth, que revelou preocupação com o processo. “Precisamos garantir que não haja prejuízo à população”, afirmou.
A representante do Cremers lembrou sua experiência de mais de 30 anos trabalhando no Hospital Fêmina para dizer que acredita na capacidade da instituição, mas colocou o Conselho à disposição para acompanhar o andamento do processo de transferência. “Nós precisamos assegurar, também, as condições de ensino dos residentes que estarão atuando no hospital”, destacou Leboutte.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger