
A conselheira e psiquiatra Silzá Tramontina representou o Cremers no lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Neurodivergentes: Direitos, Tratamento, Inclusão e Empreendedorismo, realizado na manhã desta segunda-feira (4), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Com o tema “Qual modelo de tratamento queremos para o novo Centro de Autismo (Certa+)?”, o encontro reuniu especialistas, profissionais da saúde, representantes de instituições que atuam com o autismo, familiares e pessoas neurodivergentes.
O Certa+ tem como objetivo ampliar o atendimento do atual Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (Certa), hoje voltado a crianças de até 12 anos. O projeto prevê, ainda, a possibilidade de convivência de familiares ou responsáveis, além da oferta de programas de apoio social, como habitação para pessoas de baixa renda.
“Reunimos saberes técnicos e vivenciais para refletir sobre qual modelo queremos para o atendimento do Certa+”, afirmou a presidente da Frente, vereadora Tanise Sabino.
Durante sua fala, Tramontina destacou a importância do diagnóstico adequado do autismo, que deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, e ressaltou que o atendimento precisa considerar as especificidades dos diferentes níveis de suporte. “O Certa é um excelente modelo, e me sinto orgulhosa de termos um centro de tratamento como este em Porto Alegre”, afirmou.
Também participaram do evento Alceu Gomes, coordenador do Certa; Ana Cristina Azambuja Tofani, da Clínica Horizontes; William Tempel, da Coordenação de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre; além de outros dirigentes e representantes da causa neurodivergente.
Como encaminhamento do encontro, ficou definido que, na próxima reunião da Frente Parlamentar, familiares e pessoas neurodivergentes ocuparão a mesa de debates, enquanto os especialistas ficarão na plateia, para compartilhar suas experiências de vida.