A nova plataforma de fiscalização do CFM foi apresentada ao Cremers na última quarta-feira, 17. A equipe federal ministrou atividades de treinamento com a ferramenta, além de apresentar as novas funcionalidades à diretoria da autarquia.
Chamada de CRM VIRTUAL – Fiscalização, a plataforma uniformiza os roteiros de vistorias em todo o país, possibilitando a construção de um banco nacional de informações. Ela também torna o processo de fiscalização totalmente eletrônico, eliminando documentos impressos do trâmite e otimizando a gestão de demandas do Departamento de Fiscalização (Defis).
O sistema traz uma característica inédita: um espaço onde o fiscalizado pode responder, em tempo real, os apontamentos relatório do Defis e apresentar soluções com mais agilidade. O fiscalizado também pode simular uma vistoria do Conselho e tomar providências em sua instituição de forma preventiva.
O Rio Grande do Sul é o quarto estado a implementar o recurso, que começa a ser usado na próxima segunda-feira (22) para todas as novas atividades do Defis Cremers. A migração das demandas já em andamento será feita conforme sua tramitação.
Mudança de paradigmas
A plataforma integra a iniciativa de digitalização global do CFM, e é resultado de um aprendizado de mais de dez anos com a ferramenta anterior. A nova arquitetura tecnológica resolve limitações presentes no sistema anterior, e pode ser usada em tablets modernos que utilizam as plataformas Android e iOS.
Segundo o coordenador da comitiva do CFM e conselheiro do CRM de Minas Gerais, Fábio de Castro Guerra, a atualização busca “facilitar, qualificar e unificar o processo de fiscalização no Brasil em uma ferramenta única, facilitando o contato entre Defis e fiscalizado para acompanhar quaisquer inconsistências encontradas nas vistorias”.
O coordenador do Defis Cremers, Geraldo Jotz, frisa que “o modelo eletrônico facilita o compartilhamento com os setores envolvidos sem o risco de perder qualquer informação, além de diminuir a burocracia e acelerar os resultados”.