O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) promoveu um debate, nesta segunda-feira (27), com as diretorias das Faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul.
O objetivo foi reunir as pautas prioritárias das instituições de ensino para serem levadas ao XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), que será realizado nos dias 29 e 30 de junho, em Brasília. A formação médica será um dos temas abordados. “Queremos ouvir as principais demandas de cada instituição para podermos levar para discussão no evento”, afirmou o presidente do Cremers, Carlos Sparta.
Durante o encontro, os representantes das instituições apresentaram suas realidades e principais desafios, como a dificuldade de preencher os quadros de professores. O Corregedor do Cremers, dr. Carlos Isaia, destacou a importância da disciplina de Bioética e Deontologia Médica nos cursos de graduação e também na Residência Médica. “Uma das propostas é a uniformização das grades curriculares, para que este assunto possa ser contemplado durante todo o ensino”, ressaltou.
Foi discutida, ainda, a importância da qualificação docente. “Bons professores fazem médicos ainda melhores”, destacou o Coordenador de Fiscalização do Cremers, dr. Geraldo Jotz.
O encontro foi realizado em formato híbrido: presencial, no auditório do Cremers, e virtual. Participaram representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Regional do Noroeste do Estado RS (Unijuí), Universidade de Passo Fundo (UPF), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Atitus Educação, Centro Universitário Univates, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Feevale, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Outras reuniões serão realizadas nos próximos meses.