
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) reuniu, no final da tarde desta sexta-feira (15), em sua sede em Porto Alegre, conselheiros e delegados para o ‘Cremers em Ação 2025’, uma iniciativa de interiorização, aproximação e alinhamento. Participaram conselheiros e delegados de diferentes cidades do estado.
Na abertura, o presidente Régis Angnes reforçou a importância do encontro, que busca a integração dos profissionais. “A Medicina enfrenta muitos desafios. O nosso Conselho está no caminho certo, com protagonismo em muitas questões. Só com interiorização conseguimos ter união e falar uma mesma linguagem”, salientou.
Na sequência, o vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade falou sobre as funções do Conselho, citando dados de pesquisa realizada pelo Cremers, que aponta os dois assuntos mais citados pelos médicos: esgotamento físico e mental dos profissionais e necessidade de varolização dos médicos.
Na palestra sobre saúde mental do médico, a conselheira Silzá Tramontina comentou que atualmente, na Medicina, gerações diferentes enfrentam os mesmos desafios de formas distintas. E salientou os fatores que podem impactar na saúde mental dos médicos em suas rotinas: carga de trabalho intensa, pressão emocional, exposição a doenças, demandas administrativas e falta de apoio. “A expectativa de vida do médico é menor que o restante da população. Além de cuidar da saúde dos outros, precisamos cuidar da nossa”, explicou. Os participantes contribuíram, levantando pontos como o etarismo e a inclusão digital.
Ao falar sobre inovação na Medicina, o conselheiro Vinícius Lain destacou que, hoje em dia, o médico pode chegar a ficar até três vezes mais em frente ao computador do que diretamente com o paciente. “A tecnologia tem que permitir uma real conexão com o paciente e ser uma verdadeira aliada nesta aproximação”, complementou.
Na etapa final, o vice-presidente destacou as ações do Conselho, fez uma análise do cenário atual e apresentou a Carta de Princípios da instituição, reforçando os valores inegociáveis para o Cremers: excelência na formação médica; combate ao exercício ilegal da Medicina; defesa das prerrogativas médicas; e a retomada da dignidade da profissão. Trindade finalizou sua fala intensificando a importância das ações de interiorização realizadas pelo Cremers. “Os delegados seccionais são o Conselho no interior. São interlocutores dos médicos com o Cremers”.
No encerramento do evento, receberam os certificados de posse os delegados Vera Lúcia Costa Moeler (Esteio), Márcio Bergonsi Turra (Marau), Márcio Luís Migliavacca Leal (Nova Prata), Joaquim Pozzobon Souza (Palmeira das Missões), Nilton Maiolini Bonadeo (Passo Fundo) e Luciano Zogbi Dias (Rio Grande).