Para promover a reflexão sobre questões relacionadas à saúde mental, incentivando o cuidado com as mais variadas situações emocionais do dia a dia, o Cremers promove o debate ‘Saúde Mental no Meio Médico: Como lidar com estresse, burnout e depressão’. O encontro acontece no sábado (27), às 9h30min, no auditório do Conselho, em Porto Alegre.
A psiquiatra Silzá Tramontina, conselheira do Cremers, mediará o debate, que contará com a participação dos psiquiatras Leandro Timm Pizutti, Lucas Maynard Lovato e Nathalia Janovik da Silva. A conselheira salienta que a carga horária extenuante, condições de trabalho nem sempre adequadas ao bom exercício da profissão e o estresse pós-pandemia afetam a saúde mental de médicos, residentes e estudantes, bem como dos demais profissionais da saúde.
No cenário médico, os dados são alarmantes. De acordo com a pesquisa Panorama da Saúde Mental Médica, realizado pelo Research Center Afya, em 2022, 62% dos participantes apresentaram sinais de Burnout e, desses, 36% não buscaram ajuda. 69,4% dos médicos brasileiros apresentaram sinais de depressão. Para mais de 1/3 desses, os sintomas surgiram nos últimos 12 meses anteriores ao estudo. Quase um em cada três médicos apresentaram sintomas de transtornos de ansiedade, mas não buscaram ajuda especializada.
Para o presidente Eduardo Neubarth Trindade, o Cremers deve estar próximo dos profissionais e da população e também preocupado “com a formação ética, com a atualização técnica continuada, com a qualidade de vida de médicos e estudantes e com as condições adequadas de trabalho para prestar um serviço de excelência à população”.
As vagas são limitadas. Inscrições gratuitas AQUI.
Texto: Sílvia Lago