
Entrar no mercado de trabalho médico traz uma série de novos desafios e responsabilidades, inclusive no campo financeiro. Para apoiar os jovens profissionais nesse momento decisivo da carreira, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) promoveu, no último sábado (30), o evento “Desmistificando questões trabalhistas e tributárias: o que todo médico jovem precisa saber”, realizado no Auditório do Cremers, em Porto Alegre.
A atividade reuniu médicos recém-formados, residentes e estudantes de Medicina em fase final da graduação, com o objetivo de fornecer informações sobre tipos de contratação, questões tributárias e planejamento de carreira.
“O início da carreira médica é um período de grandes transformações e, muitas vezes, de insegurança. Além dos desafios da prática clínica, é fundamental que o jovem médico esteja preparado para lidar com questões financeiras, trabalhistas e tributárias que impactam diretamente sua vida profissional”, destacou o vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, na abertura do encontro.
Ele também alertou para os riscos da terceirização. “Os médicos, principalmente os recém-formados, estão sendo levados quase como obrigatoriedade a assumir cotas de participação, muitas vezes sem compreender o que isso significa”, afirmou.
A programação contou com a participação do advogado trabalhista Paulo Granja, que explicou as diferenças entre os modelos de contratação: PJ, CLT ou estatutário. “Estamos vendo muitos contratantes exigirem que os profissionais abram empresas para serem contratados como PJ. Nessa modalidade, o trabalhador assume os riscos da pessoa jurídica e perde todos os direitos previstos na CLT e na Constituição, como férias, horas extras e licença-maternidade”, explicou.
A contadora do Cremers, Angela Pedron, apresentou os principais cuidados tributários que os médicos devem observar no início da carreira e as diferenças de tributação em cada modalidade de contratação. “Por que a pejotização se tornou tão comum? Porque, para o empregador, as obrigações são muito menores. E, se eu não aceito, certamente haverá outro colega que aceitará porque precisa”, afirmou.
Os conselheiros do Cremers Eduardo Montagner, Maria Fernanda Detanico e Mohamad Hamaoui conduziram os debates e moderaram os momentos de perguntas.
O Cremers está ao lado do médico em todas as fases de sua vida profissional. Fique atento aos cursos e capacitações gratuitos que o Conselho oferece e participe!
Texto: Clarice Passos
Edição: Viviane Schwäger