O Cremers promoveu, na última terça-feira (27), a sexta edição do curso de Diretor Técnico. O presidente do Conselho, Carlos Sparta, destacou a importância do cargo durante a abertura do evento: “O diretor técnico precisa dar a assistência necessária à equipe e ser conhecedor do funcionamento do serviço de saúde”, destacou.
De acordo com resolução do Conselho Federal de Medicina, todas as empresas ou instituições de prestação de serviços médicos, como hospitais e clínicas médicas, precisam contar com diretor técnico. São funções do profissional, por exemplo, organizar escalas e tomar providências para solucionar a ausência de médicos plantonistas.
O coordenador do Departamento de Fiscalização do Cremers, Geraldo Jotz, destacou de que forma ocorrem as vistorias e como elas podem ajudar o diretor técnico a conduzir a instituição. “Seguimos o roteiro determinado pelo Conselho Federal de Medicina, verificando a adequação do estabelecimento quanto às normas éticas vigentes”, explicou.
Já o corregedor do Cremers, Carlos Isaia Filho, esclareceu a responsabilidade do diretor técnico em caso de processos ético-profissionais: “A sua função é garantir um atendimento seguro e de qualidade”, enfatizou.
Os palestrantes tiraram dúvidas sobre o tema, enfatizando, entre outros pontos, que o diretor técnico de serviços especializados precisa ter Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), e que um único médico só poderá ocupar o cargo em, no máximo, dois estabelecimentos de saúde. No caso de férias ou de outro motivo de afastamento, deverá ser imediatamente ocupado pelo substituto.
O curso ocorreu em formato híbrido, e foi oferecido de forma gratuita a médicos com registro ativo no Conselho. Ao todo, foram cerca de 400 inscritos. Todos os participantes receberão certificado.
Essa foi mais uma iniciativa do Conselho no intuito de orientar os médicos gaúchos e promover capacitações de qualidade, garantindo o exercício da boa medicina.
Confira a gravação do curso na íntegra aqui.