A importância e as responsabilidades inerentes ao cargo foram os principais pontos da 1ª edição do curso básico para Diretor Técnico do Cremers, realizado no dia 23 de março, na sede da instituição, em Porto Alegre. Na abertura do evento, desenvolvido no formato híbrido, o Primeiro-secretário do Conselho, André Cecchini, ressaltou a iniciativa e adiantou que outras edições serão realizadas nos próximos meses.
O presidente Carlos Sparta disse que a proposta do curso no Cremers surgiu a partir da constatação de que os médicos necessitam de um leque maior de informações sobre a função de Diretor Técnico. “Muitos colegas desconhecem todos os itens da legislação que discorrem sobre as funções dos médicos, e acabam se expondo a riscos processuais”, afirmou.
A atividade contou com quatro palestras. A Direção Técnica e a Corregedoria foi o assunto da primeira palestra, desenvolvida pelo Corregedor Carlos Isaia Filho. A segunda, sobre a Responsabilidade Jurídica do Diretor Técnico, foi ministrada pela advogada do Conselho, Michele Milanesi. A Lei Geral de Proteção foi o tema abordado pelo coordenador da TI do Cremers, Ricardo Pereira. A última palestra tratou do Departamento de Fiscalização, com as participações do conselheiro do departamento, Marcos André dos Santos e o médico fiscal sênior do Conselho, Mário Henrique Osanai.
O vídeo do curso básico para Diretor Técnico estará disponível na plataforma digital StarLearning, assim como as resoluções técnicas apresentadas nas manifestações. O certificado de participação do curso pode ser obtido na mesma plataforma.