Com o olhar voltado para o futuro da tecnologia e para as melhores práticas para a saúde da população, o Cremers reativou a Câmara Técnica de Segurança do Paciente. A retomada foi anunciada pelo conselheiro Manoel Trindade, coordenador das Câmaras Técnicas, em reunião realizada nesta sexta (07).
O grupo será coordenado pelo médico Ricardo de Souza Kuchenbecker, convidado pela diretoria do Conselho em virtude de sua experiência na área. Ele pretende ampliar o debate sobre o uso de inteligência artificial e outras tecnologias na segurança do paciente, especialmente no ambiente hospitalar. Kuchenbecker também deseja que médicos do interior façam parte dessa Câmara, trazendo luz para a realidade das cidades distantes dos grandes centros.
“A política nacional de segurança do paciente tem pouco mais de uma década. Portanto, há muito a ser feito num contexto de cuidados cada vez mais tecnológicos. Isso representa um enorme desafio para o sistema de saúde e, sobretudo, para a segurança do paciente. É para esse aspecto que a CT vai voltar sua atenção, sempre baseada nas melhores práticas disponíveis na literatura”, afirma Kuchenbecker.
As Câmaras Técnicas são órgãos consultivos instituídos pela Resolução Cremers 04/2000, e sua função é atender à necessidade do Conselho de posicionamento técnico especializado sobre assuntos específicos da atividade profissional médica.
Texto: Viviane Schwäger