![1](https://cremers.org.br/wp-content/uploads/2025/02/1-1-420x280_c.png)
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) recebeu, nesta sexta-feira (7), representantes da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) para discutir os recentes casos de violência contra médicos dentro de unidades de saúde e a necessidade de modernização das resoluções que regulamentam a especialidade.
Participaram da reunião o vice-presidente do Cremers, Luiz Carlos Diniz Barradas; a presidente da Abramede, Ana Paula Freitas; e o primeiro-tesoureiro da entidade, Felipe Gonçalves.
Durante o encontro, Freitas destacou a preocupação da categoria com a crescente violência dentro das emergências, agravada por uma “epidemia” de vereadores que entram nas unidades de saúde para gravar vídeos sensacionalistas para redes sociais expondo e fazendo acusações contra os profissionais.
“Isso gera grande insegurança para os médicos e impacta diretamente no atendimento à população”, afirmou. A presidente da Abramede também destacou que a regulamentação da medicina de emergência é antiga e foi criada antes do reconhecimento da especialidade, o que evidencia a necessidade de revisão e atualização das normativas.
Barradas enfatizou que, embora vereadores tenham o direito de fiscalizar os serviços de saúde, a fiscalização do exercício da Medicina é uma atribuição do Conselho. “O médico não pode ser perturbado enquanto exerce sua profissão nem os pacientes podem ter sua intimidade exposta”, ressaltou. O vice-presidente também concordou com a necessidade de nova regulamentação para a especialidade e reforçou o interesse do Cremers em trabalhar em parceria com a Abramede.
Como encaminhamentos da reunião, Cremers e Abramede decidiram atuar conjuntamente em campanhas de comunicação educativas e buscar o Poder Legislativo no sentido de criar regramento para as fiscalizações realizadas em estabelecimentos de saúde.
Também participaram do encontro a procuradora do Cremers, Carla Bello, e a coordenadora da Assessoria de Comunicação, Sílvia Lago.
Texto: Clarice Passos
Edição: Sílvia Lago