O presidente Eduardo Neubarth Trindade e a procuradora Carla Bello reuniram-se, nesta sexta-feira (12), com a coordenadora da Câmara Técnica de Acupuntura do Cremers, Janete Shatkoski Bandeira, e com a conselheira federal Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina.
Foram discutidas ações conjuntas entre o CFM e o Cremers para assegurar que a acupuntura, ato exclusivamente médico previsto em lei, seja efetivamente praticada apenas por médicos.
‘’Acupuntura é especialidade e ato médico, e somente deverá ser praticada por profissionais graduados em Medicina, com formação adequada para diagnosticar e tratar doenças. Ao permitir o exercício deste procedimento invasivo aplicado por não médicos, coloca-se em risco a segurança dos pacientes’’, salienta Trindade.
Trindade solicitou à vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal, que o tema seja tratado em reunião do colegiado com a presença do CFM, do Cremers, da Vigilância Sanitária e demais instituições da área da saúde.
Texto e foto: Jennifer Morsch
Edição: Viviane Schwäger