
O Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), em equipe liderada pela conselheira Maria Fernanda Detanico, fez nova vistoria in loco no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Canoas, na tarde desta quinta-feira (26).
Durante a visita, foram solicitados documentos e esclarecimentos à gestão do hospital. O Defis constatou que ainda há subdimensionamento do corpo clínico e que as escalas médicas continuam apresentando inconsistências. “O nosso compromisso é garantir que a população receba um atendimento digno e seguro, e, para isso, o dimensionamento adequado das equipes médicas é fundamental”, ressaltou Detanico.
As falhas, que já haviam sido observadas em vistorias anteriores, foram novamente apontadas, e novos esclarecimentos foram solicitados diretamente ao diretor técnico do HNSG, Aristides Chicarolli Neto.
A partir das informações coletadas e elaboração de um relatório, o Cremers fornecerá subsídios ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) para avaliar se está sendo cumprida a exigência do número mínimo de médicos necessários para garantir o atendimento adequado à população. Os dados também serão enviados ao Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS).
Durante as enchentes de maio de 2024, o HNSG absorveu os atendimentos emergenciais do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas. Desde então, o Cremers fez diversas vistorias, avaliando as condições estruturais, a disponibilidade de insumos e a escala médica das unidades de saúde. No início de junho, o Conselho publicou nota solicitando intervenção estadual na saúde de Canoas.
Texto: Clarice Passos
Edição: Letícia Bonato