O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, participou da abertura do 2º Fórum Saúde Mulher, na tarde desta segunda-feira (27), no auditório da instituição, em Porto Alegre.
Para o público formado por autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representantes da sociedade civil, o Trindade ressaltou que, como órgão de defesa da boa Medicina, o Cremers participa ativamente de debates que têm papel importante para a promoção de melhorias na saúde da população e para o desenvolvimento de políticas públicas na área. ‘’Em nome dos 38 mil médicos gaúchos, é uma honra apoiar e sediar debates que unem importantes segmentos da sociedade em defesa da saúde’’, abordou.
O coordenador do Fórum, José Luiz Pedrini, salientou que o objetivo do evento é estabelecer diretrizes para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil por meio do cumprimento de leis que já existem, mas que nem sempre são respeitadas. Destacou a necessidade de políticas públicas que garantam a reconstrução imediata da mama no mesmo procedimento de retirada, a observação do prazo máximo de 60 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento e a acessibilidade ao diagnóstico, ao tratamento e à reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os debates servirão de subsídio para a elaboração da Carta de Porto Alegre, que será lançada no 26º Congresso Brasileiro de Mastologia, realizado na capital gaúcha em abril de 2024. O documento com as recomendações será encaminhado ao Ministério da Saúde.
As sugestões do 1º Fórum Saúde Mulher, realizado em Gramado, foram adotadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O órgão aponta a ocorrência de 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2023, o que representa 30% de todos os casos da doença no país.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago
Foto: Leonardo Fidelix