
Atendendo a convite do Conselho Federal de Medicina (CFM), representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) estiveram em Brasília, na quarta-feira (2), para falar sobre o protagonismo das ações de fiscalização do Conselho gaúcho sobre a docência médica.
O convite foi motivado pelo pioneirismo da autarquia gaúcha entre os Conselhos Regionais de Medicina do Brasil no sentido de fiscalizar o ensino médico. O presidente do CFM, José Hiran Gallo, e o tesoureiro Mauro Ribeiro anunciaram que, nos próximos dias, o órgão vai editar uma Resolução, baseada em norma publicada pelo Cremers, para regulamentar a vistoria dos CRMs sobre a docência médica.
Para o presidente do Cremers, Régis Angnes, a iniciativa do órgão federal “reforça a importância das ações de fiscalização que estão sendo realizadas pelo Cremers”. Durante o encontro, “ficou claro que medidas precisam ser tomadas para se coibir a precarização do ensino médico”, relatou o vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade.
Juliano Lauer, procurador do Cremers, também participou da reunião na sede do CFM, em Brasília.
Texto: Sílvia Lago
Edição: Viviane Schwäger