O Cremers, mantendo-se atento às condições de atendimento à população em todo o estado, tem acompanhado de perto a retomada das atividades no Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPSC), parcialmente destruído pelas enchentes de maio. A equipe do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho esteve na unidade nesta quinta-feira (10) para avaliar a situação estrutural e assistencial disponível.
Atualmente, o HPSC admite apenas casos de baixa gravidade (classificados como azuis e verdes, segundo o Protocolo de Manchester). Pacientes que necessitam de atenção mais complexa são transferidos para o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Segundo a direção técnica do Pronto-Socorro, a instituição tem recebido uma média de 50 pacientes por dia.
O Hospital informou ao Cremers que 34 leitos foram disponibilizados para os pacientes, e os demais, para uso das áreas administrativas. A direção técnica também revelou à equipe de fiscalização que equipamentos e insumos já foram adquiridos e equipes já foram contratadas para cumprir a promessa de reabertura total em dezembro. O HPSC é referência para 103 municípios gaúchos.
Reabertura
Antes da reabertura do HPSC, no dia 30 de setembro, o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, alertou os médicos e a população que a estrutura era adequada para atendimento de casos de baixa complexidade. Naquele momento, foi realizada vistoria prévia, complementada, agora, com a instituição em funcionamento.
“É importante que a população saiba que a atual estrutura do HPS de Canoas é equivalente a uma Unidade de Pronto Atendimento. Casos mais complexos, que precisam de rápida ação, não devem ser encaminhados a essa instituição”, explicou Trindade.
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Sílvia Lago