Os médicos fiscais do Cremers realizaram, nesta quarta-feira (27), vistoria na Santa Casa de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. O objetivo foi verificar as instalações e ouvir a direção técnica do hospital, principalmente quanto ao funcionamento dos serviços e ao preenchimento das escalas médicas.
Cirurgias chegaram a ser suspensas na instituição na semana passada, após um pedido coletivo de demissão de médicos por atraso no pagamento de salários. Um decreto judicial, no entanto, determinou que fossem mantidos os serviços de saúde na instituição hospitalar, mediante remuneração dos profissionais. A prefeitura de Santana do Livramento atua como interventora do hospital – o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
O Conselho está atento à atuação dos estabelecimentos de saúde do Estado do Rio Grande do Sul. No intuito de garantir a boa prática médica, no último dia 21 de julho, o departamento de fiscalização do Cremers esteve no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), na região metropolitana. As vistorias seguem padrão determinado pelo Conselho Federal de Medicina, verificando a adequação quanto às normas éticas vigentes.