Começou neste sábado (21) o curso de atualização científica promovido em parceria pelo Cremers e pela Amrigs. Os primeiros módulos foram sobre os temas Tireoide e Hipertensão, ministrados por representantes das respectivas sociedades de especialidade. O presidente do Cremers, Carlos Sparta, e o presidente da Amrigs, Gerson Junqueira, abriram o encontro dando boas-vindas aos 240 participantes inscritos.
O módulo Tireoide foi ministrado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional Rio Grande do Sul, Rafael Selbach Scheffel. O principal destaque do especialista foi o tema da campanha da tireoide, que começa na próxima semana, salientando que “menos é mais”. Scheffel orientou os participantes a realizar menos exames nos casos de nódulos de tireoide, bem como investigar somente os casos de risco maior de câncer. Isso, porque os nódulos de tireoide são muito comuns e 90% são clinicamente não significativos, segundo ele.
Já o módulo sobre Hipertensão foi apresentado pelo representante da Sociedade de Cardiologia, Eduardo Barbosa, que chamou a atenção para a importância da medição da pressão arterial nos consultórios. Conforme Barbosa, a prevalência de hipertensos no Brasil são da ordem de 35% da população, sendo que metade dos brasileiros não sabe que são hipertensos e, 50% dos que sabem, apenas parte deles faz tratamento.
No final do encontro, o presidente do Cremers entregou certificado de participação aos palestrantes. Os participantes também receberão o diploma.