Na última quarta-feira (24), o Cremers realizou mais uma atividade de educação médica continuada. Com mais de 300 inscritos, o Curso Básico de Diretor Técnico e Diretor Clínico abordou as especificidades dos dois cargos, que possuem naturezas e competências distintas.
O presidente Carlos Sparta abriu o encontro destacando a importância desse conhecimento: “O médico precisa saber que responsabilidade está abraçando quando aceita esses cargos”, alertou.
O corregedor Carlos Isaia Filho destacou as principais atribuições e responsabilidades do cargo de diretor técnico, além de explicar como funciona a Corregedoria. “O diretor técnico vai salvaguardar toda a atividade de saúde de um hospital ou uma clínica, trabalhando conjuntamente com o diretor clínico”, frisou.
O subcorregedor Gerson Junqueira Jr. compartilhou pontos importantes de sua longa experiência como diretor clínico. Ele destacou que o regimento interno e a nomeação das comissões hospitalares também são atribuições do cargo. “É importante que o diretor clínico trabalhe em sintonia com a direção técnica e a administração do hospital, mas sem deixar de se reportar ao CRM”, ressaltou.
Marcos André dos Santos, conselheiro do Departamento de Fiscalização (Defis) do Cremers, detalhou o funcionamento das vistorias, frisando o papel dos diretores técnico e clínico na regularização de inconsistências. “Seguimos o roteiro determinado pelo Conselho Federal de Medicina, verificando a adequação do estabelecimento quanto às normas éticas vigentes”, explicou.
No encerramento, os participantes ainda discutiram pontos relevantes sobre publicidade médica, o limite da competência dos diretores técnico e clínico e o papel do médico frente a dificuldades relativas a condições de trabalho.
O vídeo completo do curso está disponível no canal do Cremers no Youtube. Clique aqui para acessar.