No último sábado (19), os delegados seccionais do Cremers participaram de uma atividade educativa sobre seu papel na comunidade médica. Durante o encontro, realizado de forma híbrida, a diretoria explicou a cerca de 30 delegados o que espera deles e como pode ajudá-los em suas atividades.
O presidente Carlos Sparta abriu a reunião com um breve histórico das Delegacias Seccionais no estado, que foi o primeiro a oficializar esses órgãos como braços do Conselho no interior. “Os delegados trazem as demandas e nos ajudam a descobrir as realidades e desafios municipais que precisam ser superados para qualificar o atendimento”, frisou. Sparta também lembrou o papel dos delegados em orientar e educar os médicos de suas regiões, contribuindo para a prevenção de ilícitos éticos e ajudando a derrubar mitos sobre o Cremers. “Nosso objetivo não é fechar hospital no interior, ao contrário. O médico e a sociedade precisam dos hospitais”, alertou.
O coordenador das Delegacias Seccionais, Alberto Riesgo, explicou o processo de reestruturação pelo qual o setor está passando. Segundo ele, com o avanço da informática, o investimento em estruturas físicas se tornou redundante. Por isso, o Cremers passará a ter delegados seccionais em municípios com mais de 50 médicos inscritos e apenas seis grandes sedes regionais em Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria.
As principais funções do Cremers foram tema de apresentação do primeiro-secretário André Cecchini. Ele repassou os desafios atuais do Conselho, como o controle da entrada de médicos estrangeiros e a invasão do ato médico por outras profissões. O segundo-secretário Felipe Vasconcelos falou sobre a função cartorial do Cremers, enfatizando a necessidade de registro das pessoas jurídicas que prestam serviços médicos.
O coordenador do Departamento de Fiscalização, Geraldo Jotz, ressaltou a função educativa da fiscalização na prevenção de ilícitos éticos. O conselheiro lembrou a importância do cuidado com as informações do paciente em ambiente digital e na prática da telemedicina. Carlos Isaia Filho, corregedor, encerrou o encontro frisando a importância dos delegados como mediadores de conflitos em seus municípios. Também lembrou que eles são capazes de prestar grande auxílio ao Cremers localizando colegas que mudam de endereço no interior e não atualizam seu cadastro.
A reunião terminou com alguns delegados apresentando demandas de seus municípios. A diretoria estabeleceu um canal aberto de contato via grupo de mensagens. Para entrar no grupo, é necessário entrar em contato com a Secretaria da Diretoria.