A implantação de ferramentas digitais de gestão permitiu o aumento de 36% na produtividade do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) em processos como emissão de documentos, análise de sindicâncias, audiências e julgamentos, e elaboração de pareceres jurídicos. O total de atividades realizadas passou de 23.524, entre outubro de 2023 e setembro de 2024, para 32.144 entre outubro de 2024 e setembro de 2025.
A Secretaria de Assuntos Técnicos (SAT) do Cremers, que acompanha as rotinas dos processos que tramitam na instituição em seus indicadores, verificou que os procedimentos digitais implantados contribuíram muito para dar agilidade aos trâmites, ampliando a quantidade realizada e concluída. Um exemplo foi a implantação do Procedimento Administrativo Eletrônico (PAE), que proporcionou celeridade no fluxo de tramitação de sindicâncias e processos ético-profissionais. A instauração de sindicâncias aumentou em mais de 14% (de 607 para 695); já a conclusão de sindicâncias apreciadas foi de 546 para 703 (28,8%).
“Atuando em uma das atividades fim do Conselho, há a satisfação de poder entregar à sociedade a resposta desejada com qualidade e celeridade. Há o comprometimento de colegas para que o processo flua da melhor maneira possível e, com os avanços tecnológicos, é possível que essa entrega seja cada vez mais rápida, sem que se perca a qualidade”, comentou a corregedora Márcia Vaz.
Lançar mão da tecnologia para facilitar as rotinas dos médicos e melhorar o atendimento à população tem sido uma das bandeiras do Cremers. Os resultados da SAT somam-se a iniciativas como a implantação das receitas digitais, desenvolvida de forma pioneira pelo Cremers em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), a prescrição oftalmológica digital para lentes de correção e a plataforma de conhecimento on-line, que auxilia os médicos no atendimento aos pacientes, reunindo informações atualizadas sobre diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e oferecendo recursos de alto nível para a prática clínica.
Texto: Angélica Ritter
Edição: Sílvia Lago




