A médica endocrinologista Beatriz Schaan foi nomeada editora-chefe da revista Archives of Endocrinology & Metabolism (AE&M), durante o 35º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, realizado em setembro, na cidade de São Paulo.
Originalmente, a revista, produzida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), era publicada somente em português. Porém, devido à grande demanda de pesquisas na área e necessidade de internacionalização, passou a ser divulgada em inglês, dando visibilidade mundial ao periódico.
A publicação reúne as principais pesquisas na área de endocrinologia, e atualmente é 60% composta de artigos de autores brasileiros e 40% de autores de outros países, o que é possível graças a um corpo editorial especializado.
Em 2018, a médica foi convidada a ser editora-assistente da revista, trabalhando especialmente na área de revisão de manuscritos na área do diabetes e obesidade. Segundo Beatriz, esse tipo de reconhecimento traz maior visibilidade à medicina gaúcha e às pesquisas desenvolvidas no Estado.
“O sul do país é uma das regiões com maior desenvolvimento e estudos em endocrinologia. Os maiores institutos e academias de pesquisa de alta qualidade estão no Rio Grande do Sul. E esse reconhecimento valida a Medicina de ponta que temos no Estado”, afirma.
A médica também é professora associada do departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS e preceptora da residência médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Crédito: Clóvis de Souza Prates