A cardiologista gaúcha, especialista no tratamento de arritmias, dra. Karina de Andrade, implantou o menor marcapasso do mundo, pela primeira vez, no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.
A técnica é praticada há cerca de um ano no Brasil e foi realizada apenas três vezes no Rio Grande do Sul. Consiste no uso de um marcapasso transcateter sem eletrodos – o menor sistema de estimulação cardíaca disponível atualmente no mundo, tendo aproximadamente 25 milímetros e 2 gramas, semelhante ao tamanho de uma moeda de 1 real.
O funcionamento do dispositivo ocorre através do envio dos impulsos elétricos por meio de um ponto na sua própria estrutura, que fica em contato direto com o músculo do coração, sem necessitar de eletrodos.
A médica destaca os benéficos desta prática: “Possui menor risco de infecção e complicações vasculares para o paciente, além de uma recuperação mais rápida e confortável, com ausência de cicatriz no tórax ou protuberância sob a pele e menores restrições de atividades no período pós-implante”, explica.
A técnica foi realizada em dezembro de 2022 em um paciente de 70 anos. 24 horas após o procedimento, ele já estava em casa, e 20 dias depois, foi viajar.
O Cremers tem orgulho do protagonismo dos médicos gaúchos, que através do intenso preparo, constante atualização e dedicação, oferecem o que há de melhor no mundo aos seus pacientes, elevando o padrão de Medicina exercido no Rio Grande do Sul.