O médico neurocirurgião Carlos Eduardo da Silva foi indicado ao cargo de coordenador do Curso Internacional dos Residentes (CIR) da Federação Latino-Americana de Sociedades de Neurocirurgia (Flanc), durante o Congresso Latino-americano de Neurocirurgia, que aconteceu no mês de novembro em Miami nos Estados Unidos. O médico já havia coordenado o Curso Nacional dos Residentes na Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
O Curso Internacional dos Residentes é uma iniciativa da Flanc que tem como objetivo integrar os programas de formação dos residentes de neurocirurgia dos principais países da América Latina, na tentativa de reunir professores referência na área em uma capacitação unificada.
Dr. Carlos Eduardo destaca a importância deste reconhecimento para a neurocirurgia gaúcha: “São dois médicos gaúchos, o dr. Luis Borba, que atualmente é presidente da Flanc, e eu, que estarei coordenando o curso internacional dos residentes, representando os projetos de ensino nesta especialidade de toda a América Latina, promovendo a neurocirurgia gaúcha a patamares internacionais”, enfatiza.
Durante o Congresso, o neurocirurgião foi convidado a palestrar sobre “Cirurgia Transcraniana do Seio Cavernoso”, devido ao seu profundo conhecimento na área. Segundo o médico, esse tipo de convite coloca a neurocirurgia gaúcha em lugar de destaque entre as principais correntes científicas de tratamento das patologias da base do crânio e dos meningiomas.
O médico avalia que a Medicina praticada no Rio Grande do Sul está em evidência, em termos de atualização das melhores práticas e tecnologias, com pesquisas relevantes através de pesquisadores qualificados e reconhecidos internacionalmente, com centros de tratamento de patologias de alta complexidade muito bem estruturados, atribuídos ao grande esforço da comunidade médica gaúcha.