O radiologista intervencionista Enio Ziemiecki Junior foi o primeiro médico do sul do Brasil a realizar uma embolização da próstata, procedimento pouco invasivo que busca aliviar os sintomas dos pacientes com hiperplasia prostática benigna, um aumento não-canceroso da próstata, considerado o tumor benigno mais comum entre homens.
A técnica é indicada para pacientes com hiperplasia prostática benigna recorrente, que não tenham interesse em realizar a cirurgia tradicional e que possuam algum tipo de comorbidade com impedimento clínico de procedimento cirúrgico.
Durante o procedimento, é feita uma arteriografia para mapear os vasos sanguíneos que alimentam a próstata. Após, pequenas microesferas são injetadas nestes vasos através de um cateter para reduzir o suprimento sanguíneo e, então, o médico intervencionista repete o procedimento no outro lado da próstata.
“A embolização da próstata é uma alternativa mediante as técnicas tradicionais, sendo indicado sempre em conjunto com o médico urologista e o médico radiologista intervencionista. Após o procedimento, a próstata começa a encolher, melhorando os sintomas dentro de alguns dias”, explica dr. Enio.
O procedimento foi realizado no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.