Os neurocirurgiões Nelson Pereira Filho e Arthur Pereira Filho foram os primeiros médicos da América Latina a realizarem uma neurocirurgia de coluna com o uso de navegador cirúrgico e braço robótico. O procedimento inédito foi realizado no mês de agosto no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com grande repercussão na mídia nacional.
A cirurgia realizada foi uma artrodese de coluna lombar, que consiste no implante de parafusos pediculares, com o objetivo de estabilizar duas ou mais vértebras instáveis da coluna. Para isso, a equipe utilizou uma tecnologia inovadora: um braço robótico, chamado Cirq, alinhado a um neuronavegador, uma espécie de GPS adaptado às questões anatômicas do paciente, para localizar estruturas pequenas no cérebro e na coluna.
O braço robótico auxilia o sistema de neuronavegação com maior precisão no procedimento, garantindo a execução milimétrica das trajetórias previamente planejadas. “Antes da cirurgia começar, é possível definir com precisão as dimensões e o posicionamento dos parafusos que serão implantados no paciente”, explica Arthur.
Durante um ano, os médicos viajaram até a Alemanha para aprofundar os conhecimentos e realizar treinamentos na empresa que desenvolveu o robô. Os profissionais, que são irmãos, fazem parte da quarta geração de médicos da família: “Somos de uma família tradicionalmente empreendedora e inovadora, que busca trazer tecnologia no atendimento à população”, destaca Nelson.
Segundo os profissionais, o pioneirismo na realização do procedimento ajuda a projetar a Medicina gaúcha a patamares internacionais: “Esse destaque coloca os médicos gaúchos em um nível de excelência na América Latina”, afirma Arthur, que também é membro da câmara técnica de neurocirurgia do Cremers.