O Cremers lançou, na sexta-feira (6), uma nova plataforma de conhecimento médico para aprimorar o atendimento em Saúde à população do Rio Grande do Sul. Chamada Medpedia, a novidade foi lançada juntamente ao novo portal e sistema do Cremers. As três entregas fazem parte de conjunto de ações da gestão para modernização do Conselho, trazendo os serviços da autarquia federal para o ambiente digital para facilitar o cotidiano dos profissionais médicos e incentivar a qualificação das práticas.
“A Medpedia e o novo site foram pensados para os profissionais que estão preocupados com o atendimento aos pacientes e que não podem perder tempo com questões burocráticas. A partir de agora, todos os serviços estão disponíveis na internet”, afirmou o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade.
Para a conselheira Niura Tondolo Noro, a Medpedia “é uma ferramenta que muito necessária para os médicos, principalmente nesta época de avanços tecnológicos e de rapidez digital. Estamos muito felizes com o Cremers e parabenizamos essa gestão por mais essa conquista”, enfatizou.
Além de médicos e conselheiros, o evento contou com a presença de mais de 20 representantes das Delegacias Seccionais do Cremers, que foram convidados para conhecer o novo sistema e receber treinamento para o atendimento dos profissionais no interior do estado. O representante da Delegacia de São Gabriel, Rodrigo de Lima, ressaltou a importância do evento. “A partir dessa oportunidade, poderemos contribuir in loco, nas Seccionais, com um atendimento ainda melhor aos médicos no interior do estado”.
Como acessar a enciclopédia médica
O acesso à Medpedia é gratuito aos médicos registrados no Cremers. São inúmeras publicações científicas para conhecimento dos conteúdos mais atualizados em termos de diagnóstico médico no Brasil e no mundo. Baseada em quatro serviços da EBSCO Health (Medline, DynaMed, Rehabilitation e Cochrane), a plataforma disponibiliza fontes para pesquisa biomédica, revisão sistemática e prática clínica.
Para acessar, o médico precisa estar com seu cadastro atualizado no Conselho. Na página inicial do site (cremers.org.br), clicar em Login do Médico e inserir seus dados (e-mail e senha) conforme perfil (médico ou administrativo).
Segundo o executivo da EBSCO no Rio Grande do Sul, Michelângelo Viana, entre os conteúdos, estão disponíveis itens atualizados diariamente sobre 35 especialidades. “São conteúdos que podem auxiliar no diagnóstico e tratamentos de doenças e questões epidemiológicas. As pesquisas de conceitos, condições clínicas e enfermidades podem ser efetuadas em português, o que facilita também para os médicos que estão produzindo artigos científicos”, esclareceu.