A formação médica contemporânea foi tema da reunião científica da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), realizada no sábado (27), no auditório do Cremers.
O presidente do Conselho, Eduardo Neubarth Trindade, foi painelista do encontro. Em sua participação, falou sobre o que pensam os Conselhos de Medicina sobre a formação e os exames de licenciamento médico para o exercício da Medicina no Brasil.
Apresentou o cenário de crescimento do número de médicos no Rio Grande do Sul, que aumentou 51% em 13 anos, passando de 24.716 profissionais em 2011 para 37.368 em 2024. Salientou que a superpopulação de médicos, oriunda de 357 escolas no país, sendo 20 delas no Rio Grande do Sul, é nociva para a qualificação da profissão e implica em alto risco de atendimento aos pacientes.
Trindade defendeu a implementação de exame para o exercício da Medicina, nos moldes do praticado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “O registro é uma forma de garantir a formação adequada do profissional para atender à população. Em curto prazo, o exame da ordem pode ser a solução para travar a abertura desenfreada de escolas e novas vagas de Medicina. Também pode contribuir para melhorar a formação médica de modo consistente”, explicou.
Relatou a atuação do Cremers para a implantação de projeto piloto, em conjunto com Cremego e outros CRMs, para prova de egresso nacional. “Vamos sugerir à bancada gaúcha na Câmara dos Deputados alterações na legislação para os Conselhos atuarem não apenas na fiscalização profissional, mas na formação dos profissionais, e discutir a possibilidade de regulamentar a obrigatoriedade da prova de ordem para exercer a Medicina”, afirmou.
Mediado pelo coordenador do Núcleo de Educação Médica e segundo vice-presidente da ASRM, Darcy Ribeiro Pinto Filho, o painel contou ainda com a participação do vice-reitor e coordenador da área Médica da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Asdrubal Falavigna, e do diretor de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Porto Alegre, José de Jesus Camargo.
Texto: Jennifer Morsch
Edição e fotos: Sílvia Lago