O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, falou dos desafios para a reconstrução da saúde no Rio Grande do Sul, em painel realizado na terça-feira (27), no auditório da Farsul, na 47ª Expointer.
Promovido pela Rádio Guaíba, o painel, mediado pela jornalista Taline Oppitz, contou com a participação do secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Oliveira; da secretária adjunta da Saúde no RS, Ana Costa; da presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS), Giovana Ranquetat; e demais representantes de entidades médicas.
“Os problemas na rede de saúde pública não são uma novidade. É preciso reconstruir a saúde a partir do que sabemos e do que aprendemos na pandemia de covid-19 e, agora, com a crise climática que atingiu o estado”, disse Trindade. O presidente destacou dado da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que as mudanças climáticas resultarão em mais de 250 mil mortes ao ano entre 2030 e 2050, ressaltando a necessidade de um olhar mais atento às populações vulneráveis.
Ao falar sobre saídas para a crise, Trindade ressaltou a necessidade de gestão e planejamento, com otimização de recursos e eficiência no atendimento. Apresentou sugestões de medidas que poderão ser implementadas pelas gestões públicas municipal, estadual e federal, salientando a importância de reforçar os serviços de Atenção Primária à saúde para lidar com o aumento de demanda por cuidados básicos e prevenção de doenças decorrentes das condições pós-tragédia.
Também falou da necessidade de o governo estadual elaborar planos de ação de médio e longo prazos para reconstruir e fortalecer o sistema de saúde, considerando as necessidades específicas das regiões mais impactadas, e de o governo federal disponibilizar recursos financeiros adequados para auxiliar na reconstrução da infraestrutura de saúde, na aquisição de equipamentos e na capacitação de profissionais.
“Com esforço conjunto e coordenado de todos os níveis de governo, bem como a participação ativa da sociedade civil e de organizações não governamentais, vamos reconstruir a saúde no estado e estaremos preparados para o enfrentamento de novas crises, afinal, emergência não pode ser descontrole”, evidenciou Trindade.
O evento também contou com a presença dos conselheiros do Cremers, Mohamad Hamaoui e Nelson Batezini.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago