O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e a procuradora do Conselho, Vanessa Bortolini, ministraram, nesta segunda-feira (12), aula para os alunos do sexto semestre da disciplina de Gestão e Organização dos Sistemas de Saúde, do curso de Medicina da Unisinos.
Foram abordadas a responsabilidade médica, e, em especial, questões como judicialização da Medicina, relação médico-paciente e expansão da publicidade das atividades médicas nas redes sociais.
O presidente do Cremers falou sobre as atribuições do Conselho destacando a atuação na fiscalização profissional com base no Código de Ética Médica. Explicou o processo de tramitação de um processo ético, desde a denúncia, a abertura de sindicância – que pode ser arquivada ou levar à abertura de processo ético, resultando na absolvição ou na condenação com penas que vão da advertência à cassação. ‘’O grande objetivo é atuar com excelência em benefício da sociedade, fiscalizando as condições para o exercício ético da Medicina’’, afirmou.
Também foi explanado como preencher corretamente o prontuário médico de pacientes e esclarecidas as funções do diretor técnico e do diretor clínico, bem como a utilização das novas tecnologias na Medicina, entre elas, telemedicina, cirurgia robótica e inteligência artificial.
A procuradora Vanessa Bortolini falou sobre responsabilidade civil, penal e ética dos médicos no exercício da profissão. Também discorreu sobre a inteligência artificial na atividade médica, abordando princípios, riscos e recomendações práticas.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago