
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, e a primeira-secretária Laís Leboutte participaram, nesta sexta-feira (28), de fiscalização conjunta com vereadores na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Bom Jesus. Proposta pelo Conselho em 11 de março, é a primeira vez que a ação acontece, motivada pelas recentes investidas de fiscalização de vereadores nos serviços de saúde.
Também estiveram presentes os vereadores Tanise Sabino, Cláudia Araújo, Aldacir Oliboni e Gilvani, o Gringo, membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), além da direção do posto e representantes do Conselho Distrital de Saúde da região. Durante a visita, o Cremers entregou aos vereadores um roteiro de fiscalização conjunta, desenvolvido pelo Departamento de Fiscalização do Conselho (Defis).
As inspeções abrangeram as dependências dos serviços de saúde para identificar problemas e propor soluções, como a alta demanda e o longo tempo de espera por atendimento, o baixo número de médicos em relação à quantidade de pacientes, além de questões ligadas à gestão em saúde, à estrutura física das unidades e à terceirização dos contratos de trabalho. Os vereadores destacaram a relevância da participação do Cremers nas fiscalizações.
O presidente do Cremers enfatizou a necessidade de condições adequadas para que os médicos possam exercer um bom trabalho. “O médico não pode ser o para-choque do sistema”, afirmou Trindade. Ele também ressaltou que o Conselho é um órgão que atende toda a sociedade, e não apenas os médicos. “Pela primeira vez, um órgão técnico, como o Cremers, atua junto a um órgão político, a Câmara de Vereadores, em prol do interesse público”, destacou.
Serão encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre questionamentos sobre a obra de expansão das instalações do posto e o fluxo diário de atendimento. A previsão é que as fiscalizações conjuntas ocorram quinzenalmente.
Texto: Clarice Passos
Edição: Sílvia Lago