Uma proposta apresentada pelo Cremers durante o XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem) foi selecionada para compor uma carta com as diretrizes que nortearão o posicionamento das entidades médicas durante os próximos anos.
O trabalho apresentado pelo Conselho considera o aumento sazonal das internações hospitalares durante os meses mais frios na região do sul do país, e recomenda que o Estado – em seus três níveis de gestão – crie em seus orçamentos um Fundo de Contingência que permita aos gestores do SUS recursos extraordinários destinados a situações de emergência, calamidade e/ou aumento de demanda na rede pública de saúde por questões climáticas, epidemias ou desastres naturais.
O projeto foi aprovado por 91,48% dos participantes e fará parte de um relatório que será encaminhado às autoridades sanitárias com contribuições do movimento médico para a formulação de iniciativas de defesa da saúde e da Medicina.
O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de junho, em Brasília. Formação médica, mercado de trabalho e sistemas de saúde público e suplementar foram os quatro eixos temáticos de debate.
O evento voltou a acontecer após cinco anos de pausa, e contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Federação Médica Brasileira (FMB) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).