O Cremers promoveu, na última quinta-feira (6), palestra sobre as regras de publicidade médica. O evento reuniu médicos, advogados e profissionais de comunicação no auditório da autarquia, em Porto Alegre.
Compuseram a mesa o presidente do Cremers, Régis Angnes; a coordenadora-adjunta da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Conselho Federal de Medicina (CFM), Graziela Schmitz Bonin; o conselheiro do CRM‑MG e membro da Codame nacional, Robertson Correia Bernardo; a coordenadora da Codame do Cremers, Karin Anzolch; e o conselheiro da Codame, Gustavo Corrêa. Na abertura, Angnes destacou a atualidade do tema: “Nos últimos anos, muitas regras mudaram sobre o que pode ou não ser feito em publicidade médica. Ainda há dúvidas entre os profissionais sobre o que é permitido.”
Ministrada por Bonin, a apresentação detalhou a Resolução CFM nº 2.336/2023 e suas atualizações, com orientações sobre critérios de divulgação, permissões, vedações e cuidados para evitar demandas judiciais e processos ético‑profissionais. Entre os tópicos abordados, estiveram: uso de imagens de “antes e depois” em caráter educativo, vedação a promessa de resultados, identificação do médico nas redes sociais (nome, CRM e RQE quando aplicável) e demais pontos práticos da norma. A palestrante ressaltou que a publicidade deve informar com responsabilidade: “O objetivo é apresentar o trabalho e posicionar o médico como autoridade técnica, preservando o bom conceito da profissão e a segurança do paciente.”
Também participaram do evento o coordenador do Departamento de Fiscalização (Defis) do Cremers, Luciano Haas; o primeiro‑secretário, Nelson Batezini; a segunda‑secretária, Laís Leboutte; a corregedora, Márcia Vaz; e o conselheiro Thiago Dal Bosco.
Texto: Clarice Passos
Edição: Viviane Schwäger




