A Diretoria do Cremers recebeu, nesta segunda-feira (1º), o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, para falar sobre políticas públicas na área da saúde. Agradecendo a presença, o presidente Régis Angnes instigou o debate: “Queremos ouvir sobre as questões do Estado na área da Medicina, como a reconstrução do Rio Grande do Sul em projetos voltados para a saúde”.
Souza contextualizou a situação do Estado, destacando a reforma administrativa como necessária para colocar a casa em dia e fazer contratações de servidores e reajustes de salários. “Começamos fazendo reformas, a administrativa foi fundamental, entre outras iniciativas, reformulamos os planos de carreira e paramos o crescimento vegetativo da folha”, explicou. Na saúde, destacou a implantação do Programa Assistir e do SUS Gaúcho.
O vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade mencionou a grave situação da saúde em Canoas e em outras cidades gaúchas. Perguntou como o Estado avalia situações em que a gestão municipal não cumpre com a contratualização com hospitais e profissionais e como pode agir. O vice-governador comentou sobre o modelo de administração de municípios que têm gestão plena da saúde e propôs discutir investimentos e financiamentos, avaliando caso a caso.
Angnes questionou sobre a possibilidade de melhorar os valores de procedimentos do IPE. Outros temas também foram levantados ao vice-governador pelo primeiro-secretário Nelson Batezini e pela corregedora Márcia Vaz, como a pejotização nos serviços de saúde e as contratações de empresas prestadoras de serviços na área.
No encerramento, Angnes e Trindade colocaram o Conselho à disposição para participar dos debates sobre os temas de saúde no Estado e para ser uma fonte de consultoria técnica para construção de políticas públicas na área da saúde. “O sucesso do governo é nosso sucesso também na saúde. Por isso a importância de estarmos presentes nas discussões”, reforçou Trindade.
Foto: Joel Vargas




