A Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES/RS) emitiu uma nota de alerta sobre a mortalidade de gestantes e puérperas com síndrome gripal e confirmadas com Covid-19. De acordo com a pasta, novos dados referentes à pandemia do novo coronavírus apontam para uma elevada morbimortalidade dessas pacientes associados à infecção por Covid-19 e SRAG não identificada.
A SES/RS alerta aos serviços da rede de atenção à saúde da mulher que reforcem ações de monitoramento dos sintomas de todas as gestantes e puérperas, coletem de informações sobre contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19, monitorem as pacientes sintomáticas e priorizem as medidas de alta responsável. Os serviços devem garantir a longitudinalidade do cuidado à mulher e ao recém-nascido.
Como a maior parte dos óbitos constatados de mulheres com infecção por Covid-19 e SRAG não identificada ocorreu no 3º trimestre da gestação e no período puerperal, a SES/RS orienta que o sistema de referência e contrarreferência deve contar com fluxos bem estabelecidos.
Demais informações disponibilizadas no site da Secretaria Estadual de Saúde do RS através do link https://bit.ly/3jE0TLJ .