Na última edição do encontro ZH Talks, uma parceria entre o Cremers e o jornal Zero Hora, especialistas discutiram ‘Desafios e Caminhos para a Saúde do RS até 2035’. Com mediação da jornalista Rosane de Oliveira, o debate contou com a presença do presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, dos médicos Gabriel Dalla Costa, do Hcor (SP), e Brasil Silva Neto, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e do advogado Júlio Matos, da Santa Casa de Porto Alegre.
“Os quatro maiores desafios que temos, em nível regional, são o rápido envelhecimento da população – para cada 100 gaúchos até 14 anos, temos 115 acima de 60 –; o aumento exponencial dos custos da saúde devido às novas tecnologias; o surgimento de novas doenças e as novas abordagens de doenças antigas e a intensidade das práticas médicas”, resumiu Costa, superintendente médico do Hcor.
Já o diretor-geral da Santa Casa, Matos, elogiou os programas de saúde do governo estadual, mas sugeriu que sejam transformados em políticas de Estado permanentes e acrescentou: “Precisamos melhorar o financiamento da saúde pública, porque hoje o SUS cobre apenas R$ 72,00 de cada R$ 100,00 gastos nos hospitais”, disse.
Esse cenário levou o diretor-presidente do Hospital de Clínicas a propor a máxima racionalização dos custos e um massivo investimento em saúde preventiva: “Levantamento recente indica que cada dólar gasto em prevenção proporciona uma economia de até 10 dólares no tratamento de saúde”, exemplificou Silva Neto.
O presidente do Cremers convidou a classe médica a aproveitar o momento, que é de avanços muito rápidos na Medicina: “Temos uma janela de oportunidades para trazer a inovação. E, assim, diminuir as filas, fora e dentro dos hospitais. Nós sabemos o caminho a seguir”, afirmou Trindade.
Sobre o evento
Esse foi o terceiro encontro do ZH Talks organizado pelo Cremers abordando temas relacionados à área da saúde. As três edições do evento estão disponíveis no canal do Cremers no YouTube (@CremersOficial).
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Sílvia Lago