
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, participou, nesta sexta-feira (11), do painel ‘Desafios da Interoperabilidade na Saúde’, no espaço POA Stage, dentro da programação do South Summit Brazil,no Cais Embarcadero, em Porto Alegre.
Realizado em parceria com a Secretaria de Inovação da Prefeitura da capital, o painel foi mediado pelo head de Projetos e Inovação do Hospital Ernesto Dornelles, Geraldo Aguiar, e abordou os diversos avanços operacionais e tecnológicos promovidos no setor de saúde nos últimos anos com o uso de ferramentas de inovação.

“O compartilhamento de dados é um dos principais pilares para a eficiência do sistema de saúde, porque permite que as informações clínicas possam ser compartilhadas, com segurança e eficiência, entre os diversos setores envolvidos”, explicou Trindade. “Mas, para que funcione de forma adequada, deve garantir o tripé interoperabilidade, proteção de dados e portabilidade. Os dados são do paciente, não das instituições”, alertou.
Trindade também destacou que não deve existir distinção entre SUS e conveniados para efeito de trânsito de dados, pois, “em algum momento, todos somos SUS”, justificou.
Participaram do painel a representante do Ministério da Saúde, Alessandra Dahmer; da Procempa, Clarice Porciúncula; além de Sandra Heck, do Instituto de Colaboração em Blockchain (Icolab).
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Sílvia Lago