
Estão abertas, até o dia 7 de maio, inscrições para o concurso público da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que visa ao preenchimento de 30 vagas no Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde. Do total, 26 são para médicos, duas para veterinários e duas para cirurgiões-dentistas. As vagas estão distribuídas entre os municípios de Porto Alegre (25) e Santa Maria (5). A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 6 de julho.
Para concorrer às vagas destinadas à área médica, é necessário possuir especialização em uma das seguintes áreas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cardiologia, Traumatologia, Psiquiatria, Neurocirurgia, Oftalmologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Pneumologia, Endocrinologia, Pediatria ou Cirurgia Vascular. Para mais informações, clique aqui para ler o edital na íntegra.
A remuneração é de R$ 21.513,44, após a conclusão do curso de formação. Os candidatos devem atender aos requisitos mínimos de altura — 1,65m para homens e 1,60m para mulheres — e ter graduação e especialização reconhecidas pelo respectivo conselho profissional na área de atuação.
O processo seletivo será composto por quatro etapas: exames intelectuais (prova objetiva e análise de títulos), exame de saúde, teste de aptidão física (TAF) e avaliação psicológica.
Os candidatos aprovados ingressarão como alunos-oficiais no Curso Básico de Oficiais de Saúde (CBOS), com duração máxima de 60 dias. Durante o curso, os alunos recebem bolsa-auxílio equivalente a 50% do salário de um capitão da Brigada Militar. Após a conclusão e aprovação na formação, os alunos-oficiais serão nomeados capitães do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).