O conselheiro do Cremers, André Kruel, participou de reunião virtual, nesta quarta-feira (28), da Câmara de Credenciamento Universal do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Na oportunidade, foram discutidas as condições de trabalho e remuneração dos profissionais da Medicina no sistema de Saúde Suplementar, principalmente na atuação em serviços relacionados aos planos privados de saúde.
Segundo Kruel, o objetivo primordial da reunião da Câmara foi debater como aprimorar a integração dos médicos aos planos de saúde a partir de um credenciamento universal, oferecendo uma lista diversificada de profissionais para a escolha, de acordo com a preferência dos pacientes.
“A ideia é abrir um leque de possibilidades para o paciente, independente de qual seja o plano de saúde. Isso é muito favorável, uma vez que os planos de saúde buscam um modo de cabrestear pacientes e médicos, limitar procedimentos inovadores ou opiniões médicas de fora. As operadoras querem implantar seus algoritmos e protocolos, baixando seus custos e pressionando os médicos sempre para as escolhas mais baratas. E o ganho financeiro não é repassado ao paciente com mensalidades mais baratas. Tampouco os médicos recebem melhores honorários. Pior de tudo: a qualidade do atendimento cai”, esclareceu.
As reuniões da Câmara contam com a participação de conselheiros, representantes das sociedades de especialidades e dos Conselhos Regionais de Medicina de todo o Brasil. A última reunião pode ser conferida no Youtube: https://bit.ly/3zNdynJ.