Com a finalidade de implantar a resolução de conflitos por meio da mediação e da conciliação, representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) estiveram, na manhã desta terça-feira (12), na Defensoria Pública do Estado (DPE-RS) para conhecer o funcionamento da Câmara de Conciliação.
O Cremers foi representado pelo vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade, pelo coordenador da Ouvidoria, Rafael Broetto, e pela procuradora Daniella Meirelles, e recepcionado pelo defensor público-geral Antônio Flávio de Oliveira, pelo chefe de Gabinete, Enir Madruga de Ávila, e pela coordenadora da Câmara de Conciliação, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher.
Eduardo Trindade destacou que a implantação dos métodos de mediação e de conciliação atende à função do Cremers de órgão judicante. “Queremos ganhar celeridade, agregando esses conceitos aos processos”, explicou. “Sem dúvida, será um avanço e uma inovação entre os conselhos profissionais”, acrescentou.
O defensor público-geral afirmou que a conciliação e a medição praticadas na DPE-RS demonstrou resultados efetivos, especialmente no que diz respeito ao diálogo entre as partes. “Essa iniciativa traz mais resolutividade, satisfação e empatia. Faz-se por meio do diálogo, do exercício da descoberta mútua”, salientou.
Acompanhados pela coordenadora, os representantes do Cremers foram conhecer a estrutura física da Câmara de Conciliação da DPE-RS. Também foram discutidas formas de parceria entre as duas instituições, visando à implantação dos conceitos de mediação e conciliação para atendimento às demandas da classe médica no Cremers.