A utilização das receitas digitais para medicamentos controlados (azuis e amarelas), disponíveis no site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) desde 8 de maio, chegou, nesta quarta-feira (15), à marca de 10.050 emissões. Somente em uma semana, foram emitidas 6.469 receitas azuis e 3.581 amarelas no Espaço do Médico, no site cremers.org.br. Os receituários serão disponibilizados em breve no aplicativo do Conselho de Medicina.
Ferramenta desenvolvida pelo Cremers, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), a utilização da receita digital para medicamentos controlados foi possível a partir da autorização da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que publicou Ofício Circular 003/2024, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária.
Criada de forma pioneira pelo Cremers em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, a receita digital já conta com 5 milhões de documentos emitidos. Desde então, a implantação de receitas para medicamentos controlados era uma luta do Conselho. Agora, frente às dificuldades geradas pelas enchentes, o Cremers atuou pela utilização imediata da ferramenta digital para auxiliar as pessoas que estão em área isoladas ou com dificuldade de deslocamento. “A emissão de receitas azuis e amarelas vai beneficiar principalmente pacientes psiquiátricos e oncológicos que foram afetados pelas enchentes. Neste momento, vamos atender a uma situação de caráter emergencial de calamidade pública”, afirma o presidente do Conselho, Eduardo Neubarth Trindade.
A ferramenta também auxilia o trabalho dos médicos voluntários, ampliando a assistência à população com o uso da telemedicina aliada à prescrição digital de medicamentos controlados, sobretudo nas áreas das especialidades médicas. Traz, ainda, mais segurança para os médicos e os pacientes, garantindo maior controle da prescrição e a rastreabilidade dos medicamentos dispensados.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago