Há, no mundo, pelo menos 100 tipos diferentes de câncer, doenças configuradas por células em crescimento desenfreado devido a diversas condições e causas, tanto internas quanto externas ao corpo humano. O projeto Conexão Anticâncer, um multiportal de notícias, artigos, vídeos e muito mais, é uma proposta educacional que pretende colaborar com informações sobre a doença e suas formas de combatê-la.
Conhecer as neoplasias e estudar como tratá-las é um dos desafios mais fascinantes da Medicina, que chama a atenção de médicos, de estudantes e da população, segundo o vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade. “O Cremers estimula a busca por conhecimento científico sobre os temas da Saúde e disponibiliza, por meio da Medpedia, a plataforma de conhecimento do Conselho, o acesso a milhares de artigos publicados internacionalmente. O projeto Conexão Anticâncer também é uma fonte que vem a contribuir com esse trabalho”, afirma Trindade.
O Conexão Anticâncer é um projeto sem fins lucrativos, cujo objetivo é colaborar de forma educacional e cultural com os interessados na patologia. Pode ser acessado em conexaoanticancer.com.br, com versão em inglês em anticancerweb.com.
“O site é um banco de dados que fornece conteúdo de aulas, palestras, artigos para única e exclusivamente contribuir com pacientes, estudantes de Medicina e comunidade médica”, esclarece o autor da iniciativa, o médico oncologista clínico James Fleck. Além de professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Fleck é pós-doutor, pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de fellowship em Oncologia Clínica na Indiana University Cancer Center, nos Estados Unidos.
Confira o multiportal AQUI.